quinta-feira, 7 de abril de 2011

Dia Mundial da Saúde

Hoje, dia 7 de Abril de 2011, comemora-se o «Dia Mundial da Saúde», sendo este ano dedicado ao tema «A resistência microbiana e sua disseminação global», o que por si demonstra bem a relevância da globalização nos dias que correm. 
Podemos perceber a forma como algumas doenças infecto-contagiosas afectam a humanidade à escala global, se nos recordarmos de alguns casos como a gripe A, a SIDA (AIDS) ou  a reemergência de surtos de doenças contagiosas como a tuberculose multi-resistente, a resistência aos antibióticos, a intensidade e facilidade dos fluxos migratórios e as conotações sociais atribuídas a certas doenças.

A Historia do Dia Mundial da Saúde foi criado e teve seu inicio em 7 de Abril de 1948, pela Organização Mundial de Saúde ( OMS ), Seu fundamentado no direito do Ser Humano à saúde e na obrigação do Governo na promoção da saúde. Ao longo dos anos, a história da humanidade, o saneamento ambiental tem sido o instrumento mais eficaz para a promoção da saúde. O primeiro pensamento quando se fala em saúde são assistência médica, hospital, medicamentação… Essas coisas, no entanto, constituem apenas um componente no campo da saúde. Muitas vezes, é mais importante ter água potável, ambiente e alimentos saudáveis e higiene. Tudo isso, quando bem feito, resulta num bom nível de saúde pública.

Sem comentários:

Enviar um comentário