quarta-feira, 19 de maio de 2010

Questionário - Adolescência


Quando chegam as transformações da adolescência, os hábitos de higiene devem manter-se ou aumentar de frequência. Nesta fase, a transpiração torna-se mais abundante e o odor corporal mais intenso.

Preenche o questionário


Tens aqui um pequeno questionário que te permitirá saber se os teus hábitos de higiene são adequados ou se precisam de ser melhorados. Trata o tema com sinceridade.

1. Quantas vezes por semana tomas duche?
Todos os dias
Entre 3 a 5 vezes por semana
2 ou menos vezes por semana

2. Quantas vezes por semana lavas o cabelo?
Todos os dias
Entre 3 a 5 vezes por semana
2 ou menos vezes por semana

3. Com que frequência lavas os pés?
Muitas vezes
Às vezes
Nunca

4. Com que frequência lavas o pénis ou a vulva?
Muitas vezes
Às vezes
Nunca

5. Quantas vezes por dia lavas os dentes?
3 vezes
1 ou 2 vezes (de manhã e/ou à noite)
Nunca

6. Lavas as mãos antes das refeições?
Sempre
Às vezes
Nunca

7. Lavas as mãos depois de ires à casa de banho?
Sempre
Às vezes
Nunca

8. Quantas vezes por semana mudas de roupa interior?
Todos os dias
Entre 3 a 5 vezes por semana
2 ou menos vezes por semana

9. Quando fazes ginástica ou praticas desporto, tomas duche na escola e mudas de roupa?
Sempre
Às vezes
Nunca

10. Se és rapariga, quando estás com o período
Tomas duche com maior frequência
Tomas duche com a mesma frequência
Tomas duche com menor frequência


Idade ___ [] Rapaz [] Rapariga


Avaliação da higiene individual

As respostas "a)" valem 3 pontos, as "b" 2 pontos e as "c" 1 ponto. Soma as pontuações obtidas e, se alcançares os 20 pontos, os teus hábitos higiénicos são bons, embora os possas melhorar. Se somares entre 20 e 30 pontos, os teus hábitos são muito bons. O máximo são 30 pontos. Mas, se estás entre os 10 e os 20 pontos, isso é muito mau. A tua higiene deve melhorar urgentemente.

O duche é o melhor processo para conservar a pele limpa e os músculos vigorosos. O duche elimina a sujidade e estimula a circulação se o finalizarmos com um pouco de água fria. O duche permite eliminar os odores corporais desagradáveis que resultam da decomposição bacteriana do suor. A transpiração é mais abundante em determinadas partes do corpo, como nas virilhas, nos pés e nas axilas. A frequência do duche, ou do banho, depende da actividade física, da época do ano e dos meios de que se disponha. Sempre que não haja nada em contrário, aconselhamos uma vez por dia.

O uso excessivo de sabonetes e de produtos de banho pode tornar-se nocivo para a saúde. Com efeito, pode destruir a camada protectora da pele que fica mais vulnerável às infecções parasitárias ou às micoses. Os sabonetes devem ser neutros, uma vez que os alcalinos destroem a protecção gordurosa da pele. Lembra-te que não precisas de ensaboar todo o corpo no teu duche diário. É recomendável que te enxagúes bem para tirar o sabonete e, por fim, que te seques bem.

A cara deve ser lavada, diariamente, com água fria. Se utilizares sabonete deve ser de boa qualidade e sempre neutro. Por vezes, durante a adolescência, aparece a acne. A acne é uma doença da pele que tem origem nas glândulas produtoras de gordura, ou de sebo, as chamadas glândulas sebáceas. As alterações hormonais que ocorrem na puberdade, causam mudanças na actividade normal das glândulas sebáceas. Estas passam a acumular sebo que origina a obstrução dos poros e o aparecimento de pequenas pápulas, as espinhas. Não se sabe ao certo o motivo porque alguns rapazes e raparigas têm acne, enquanto outros não.

No entanto, se tiveres acne, deves seguir algumas recomendações, tais como:
  • não utilizar produtos cosméticos oleosos ou gordurosos;
  • não espremer as borbulhas, a fim de não causar inflamações;
  • preferir uma dieta rica em frutos e legumes frescos;
  • a acne pode desaparecer por si, mas, no caso de persistir ou de alastrar, deves consultar um médico especialista.
  • As mãos devem ser mantidas especialmente limpas. Se tal não acontecer, são importantes meios para a transmissão de doenças. Deves lavá-las pelo menos, quando fores à casa de banho, antes das refeições ou de manipulares alimentos, depois de tocar em produtos químicos (laboratórios, pinturas, etc) e, em geral, sempre que tiveres as mãos sujas. Também deves cuidar das unhas, dado que no seu interior pode acumular-se muita sujidade. Para as limpar, utiliza uma escova própria. Mantém-nas curtas e com forma arredondada.

Os cabelos devem ser lavados, pelo menos 2 ou 3 vezes por semana. Mas, também podem ser lavados com mais frequência, desde que utilizes sempre produtos neutros ou pouco agressivos. Devem ser muito bem enxaguados e secos com uma toalha ou ao Sol. Evita o secador, sempre que puderes.

Os órgãos genitais, como se encontram na proximidade dos orifícios por onde são eliminadas a urina e as fezes, necessitam de cuidados especiais. Tanto a vulva, como o pénis, têm pregas de pele que deves manter limpas. É o caso do prepúcio, nos rapazes, e dos lábios maiores, nas raparigas. A higiene dos órgãos genitais deve ser realizada todos os dias e com a frequência necessária. Deves utilizar água fria e um sabonete que não agrida a pele. Estas zonas têm uma comunidade de bactérias que nos protege das infecções que não devemos destruir. Depois de defecares, seria aconselhável lavares-te com água, embora isso nem sempre seja possível. Quando lavares ou limpares o ânus, após defecares, a direcção dos movimentos deve ser sempre da frente para trás. Nas raparigas, este hábito é particularmente recomendável, para evitar que a sujidade possa causar infecções na sua delicada zona genital. É importante que, depois de lavar as zonas genitais, estas sejam completamente secas com uma toalha individual.

Durante o período menstrual, deves ter muito cuidado com a higiene pessoal. Quando os restos de sangue da mucosa uterina entram em contacto com o ar, produzem um odor que pode ser desagradável aos outros. É possível que nem dês por isso, uma vez que te acostumas facilmente aos teus odores.

Sem comentários:

Enviar um comentário