quarta-feira, 19 de maio de 2010

O Consumo de Drogas


O que é a droga?
De um modo geral, podemos considerar que droga é tudo aquilo que fumado, engolido, inalado ou injectado produz alterações psíquicas, sentidas como agradáveis e que, quando consumida, se for tomada repetidas vezes pode gerar dependência.
 
Como se classificam?
As drogas podem classificar-se de diferentes formas, segundo os seus efeitos sobre o sistema nervoso central, segundo a sua composição química, segundo a sua acção farmacológica, entre outras. No entanto, a classificação mais adequada é a que se prende com o significado que cada substância tem na nossa cultura.
 
Deste modo, podemos distinguir dois grupos:
DROGAS LEGAIS – São aquelas que consumimos de forma natural, pois são aceites pela nossa sociedade e fazem parte dos nossos costumes, como é o caso do álcool, do tabaco, do café e dos fármacos.

DROGAS ILEGAIS – O consumo deste tipo de substâncias é proibido por lei, é rejeitado pela nossa sociedade e não faz parte dos nossos costumes e tradições. Ex's: cannabis, heroína, cocaína e ecstasy.

De todas estas substâncias consideramos importante alertar sobre os perigos do consumo de Álcool, uma vez que é a mais grave das toxicodependências em Portugal, pois atinge no nosso país o consumo mais elevado.

O Álcool é uma droga!
O álcool não é um estimulante do Sistema Nervoso Central, é um Depressor. No início este produz uma sensação de euforia e desinibição, posteriormente provoca sonolência, tristeza e depressão.
É uma droga legal, aceite socialmente, que está profundamente introduzida na nossa cultura. O seu carácter social é uma das causas do seu grande abuso, sendo a droga que provoca o maior número de dependentes e é responsável por inúmeros casos de doença (especialmente no aparelho digestivo - fígado - e no aparelho circulatório, causando também transtornos graves a nível psicológico), invalidez, acidente e até morte.

O consumo de álcool de forma intensa ou habitual assim como a sua ingestão em quantidades excessivas durante os fins-de-semana, ainda que o seu consumo não seja diário, é um comportamento de abuso.
Nestas situações, o consumo de álcool pode gerar dependência.

O indivíduo ao ficar dependente do álcool, e quando privado do seu consumo, aparece a síndroma de abstinência que se caracteriza por tremores nas mãos e na língua, ansiedade, insónia, irritabilidade, náuseas, etc.

A forma mais grave da síndroma referida chama-se "delirium tremens" caracteriza-se por um estado de confusão, desorientação, medo, alucinações, tremores, febre, sudação intensa, entre outros.
 
Informação retirada de: "O consumo de drogas" – Gabinete de Apoio à Função Parental – Câmara Municipal de Odemira

Sem comentários:

Enviar um comentário