segunda-feira, 6 de junho de 2011

Bullying - Défice de sono pode criar comportamentos agressivos

Este estudo refere que as crianças que apresentam problemas de comportamento têm o dobro das probabilidades de possuírem disfunções de sono, relativamente às crianças com comportamento adequado. Seja qual for a causa do défice de sono, este pode, de facto, ser um factor a ter em conta na abordagem dos comportamentos agressivos, segundo os resultados obtidos neste estudo.
Uma notícia da TVI24 refere que os comportamentos agressivos podem estar associados a défices de sono. As crianças agressoras, em casos de bullying, são frequentemente crianças que dormem menos do que precisam. O défice de sono pode levar as crianças a comportamentos agressivos, segundo um estudo realizado na Universidade de Michigan, EUA.
Os investigadores acreditam por isso que combater o défice de sono nas crianças pode ser um contributo efectivo para a diminuição da frequência de comportamentos agressivos e de situações de bullying.
O défice de sono, que conduz a sonolência durante o dia - verificada em muitas crianças com comportamentos desajustados - pode ser provocada por problemas de respiração (ressonar, apneia do sono) ou por razões relacionadas com o ambiente da criança (desorganização familiar ou excesso de estímulos tecnológicos no quarto - televisão, computador, telemóvel). 

O estudo foi publicado no jornal Sleep Medicine.

Modificado de:http://www.tvi24.iol.pt/criancas/bullying-sono-agressividade/1258545-5539.html