segunda-feira, 30 de maio de 2011

Bullying - jovem de 13 anos agredida brutalmente.

Um vídeo filmado com um telemóvel, em que uma menina é espancada por duas jovens de 15 e 16 anos diante de outros adolescentes que assistiam passivamente, chocou a opinião pública portuguesa nesta quarta-feira, noticiou a RTP.






ver mais em: http://www.rtp.pt/noticias/?t=Identificados-os-agressores-da-adolescente-e-o-autor-da-gravacao.rtp&article=445351&visual=3&layout=10&tm=8

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Estatisticas Mundiais de Saúde

A O.M.S. (Organização Mundial de Saúde) publicou os dados relativos às Estatísticas Mundiais de Saúde 2011.
Este documento apresenta um conjunto de indicadores de saúde relacionados com os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio, sendo ainda  Para além disso, são ainda enumerados dados globais, nomeadamente, esperança de vida e mortalidade, causas específicas de morte e de morbilidade, doenças infecciosas, cobertura de serviços de saúde, factores de risco, infraestruturas de saúde, gastos e desiguldades.
Portugal é referenciado, embora nem todos os indicadores apresentem dados para o país.
É um documento que podes consultar aqui.

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Actividade do Projecto Escola Saudável


No dia 8 de Abril, realizou-se uma actividade do Projecto Escola Saudável em parceria com o Projecto Escola Activa e com a colaboração do grupo de Educação Física, na escola sede, denominado "Tempo Fit". Esta actividade consistiu numa simulação de um plano de emergência por parte de toda a escola, que ao chegar ao espaço destinado, se surpreendeu com uma actividade de dança realizada pela Professora Emiliana Coelho e as suas alunas do grupo de dança do Desporto Escolar. Durante meia hora toda a escola dançou as coreografias propostas, realizando, assim, a meia hora de actividade física diária (Tempo Fit), necessária para um estilo de vida saudável.






quinta-feira, 5 de maio de 2011

A educação Física e a saúde

A educação física presente nos currículos escolares, é muitas vezes o momento em que a criança/jovem tem para a prática da actividade física. Nos últimos anos tem-se verificado que cada vez mais a maioria das crianças vivem isolados em apartamentos, em frente à televisão, agarrada a consolas de jogos ou ao computador, com menos tempo para brincar na rua com outras crianças da mesma idade. Há estudos que demonstram que ver televisão é a actividade de lazer em que as crianças gastam mais tempo. A necessidade de uma educação física onde haja a maior participação dos alunos e o gosto pela prática desportiva é actualmente um desafio que a educação física escolar encontra.
A ausência de actividade física origina uma maior acumulação energética, podendo ser um factor para o desenvolvimento da obesidade. Hoje, sabemos também, que a actividade física, nas suas diferentes formas, como a utilitária (andar, subir e descer escadas, jardinagem), a educação física e o desporto, executados de uma forma moderada, é favorável à manutenção da saúde e ajuda também na prevenção das doenças. Ainda assim, milhões de pessoas optam por um estilo de vida sedentário, estando esta forma de vida a tornar-se cada vez mais comum nos jovens.
A actividade física e os desportos saudáveis são essenciais para a nossa saúde e bem-estar, constituindo um dos pilares para um estilo de vida saudável, a par de alimentação saudável, vida sem tabaco e outras substâncias perigosas para a saúde.
A prática regular de actividade física e o desporto beneficiam, física, social e mentalmente, toda a população, homens ou mulheres de todas as idades, incluindo pessoas com incapacidades.
A actividade física é:  
  • para o indivíduo: um forte meio de prevenção de doenças; 
  • para os governos: um dos métodos com melhor custo-efectividade na promoção da saúde de uma população. 
Qual a relação entre o sedentarismo e o aumento de algumas doenças?
O mundo tem assistido a um aumento significativo das doenças cardiovasculares, cancro, diabetes e doenças respiratórias crónicas. Este aumento global, epidémico, está estritamente relacionado com alterações dos estilos de vida, nomeadamente o tabagismo, inactividade física (sedentarismo) e uma alimentação não saudável.
Estima-se que o sedentarismo seja causador de um milhão e 900 mil mortes a nível mundial. É também a causa de 10-16% do cancro da mama, cólon e recto, bem como de diabetes mellitus e de cerca de 22% da doença cardíaca isquémica.
O risco de se ter uma doença cardiovascular aumenta 1,5 vezes nos indivíduos que não seguem as recomendações mínimas para a actividade física.
Ao mesmo tempo que o número de indivíduos com excesso de peso e obesidade aumenta rapidamente, nos países desenvolvidos e nos países em desenvolvimento, também aumentam o excesso de peso e a obesidade na população mais jovem.
A actividade física é, juntamente com uma alimentação saudável, a chave para o controlo do peso.

Como evolui o sedentarismo no mundo?
No mundo inteiro, mais de 60% dos adultos não efectuam os níveis suficientes de actividade física benéficos para a sua saúde. O sedentarismo é mais comum nas mulheres, idosos, indivíduos de grupos sócio-económicos baixos e nos indivíduos com incapacidades.
Tem-se também assistido a um decréscimo da actividade física e dos programas de educação física nas escolas de todo o mundo.
O sedentarismo está a ocupar grande parte do tempo das pessoas e daí as consequências na saúde serem tão significativas. 

Em que medida o meio físico e social condiciona a actividade física?
O meio físico e social das cidades tem um enorme impacto na implementação e no acesso de todos à actividade física.
Há que promover a actividade física ao encorajar o uso de transportes públicos, tornando-os acessíveis, atractivos e seguros. 

Quais são os benefícios da actividade física?
A actividade física reduz o risco de doenças cardiovasculares, de alguns cancros e de diabetes tipo 2. Estes benefícios são mediados por muitos mecanismos: em geral, consegue-se através da melhoria do metabolismo da glicose, da redução das gorduras e da diminuição da tensão arterial.
A participação em actividades físicas pode melhorar o sistema músculo-esquelético, o controle do peso corporal e reduzir os sintomas de depressão. 

Vantagens da actividade física regular
  • Reduz o risco de morte prematura; 
  • Reduz o risco de morte por doenças cardíacas ou AVC, que são responsáveis por 1/3 de todas as causas de morte;
  • Reduz o risco de vir a desenvolver doenças cardíacas, cancro do cólon e diabetes tipo 2; 
  • Ajuda a prevenir/reduzir a hipertensão, que afecta 1/5 da população adulta mundial;
  • Ajuda a controlar o peso e diminui o risco de se tornar obeso;
  • Ajuda a prevenir/reduzir a osteoporose, reduzindo o risco de fractura do colo do fémur nas mulheres;
  • Reduz o risco de desenvolver dores lombares, pode ajudar o tratamento de situações dolorosas, nomeadamente dores lombares e dores nos joelhos;
  • Ajuda o crescimento e manutenção de ossos, músculos e articulações saudáveis; 
  • Promove o bem-estar psicológico, reduz o stress, ansiedade e depressão;
  • Ajuda a prevenir e controlar comportamentos de risco (tabagismo, alcoolismo, toxicofilias, alimentação não saudável e violência), especialmente em crianças e adolescentes.
Qual a quantidade de exercício físico que é necessária para melhorar e manter a saúde?
Os benefícios para a saúde geralmente são obtidos através de, pelo menos, 30 minutos de actividade física cumulativa moderada, todos os dias. Este nível de actividade pode ser atingido diariamente através de actividades físicas agradáveis e de movimentos do corpo no dia-a-dia, tais como caminhar para o local de trabalho, subir escadas, jardinagem, dançar e muitos outros desportos recreativos.
Benefícios adicionais podem ser obtidos através de actividade física diária moderada de longa duração:
  • Crianças e adolescentes necessitam de 20 minutos adicionais de actividade física vigorosa, três vezes por semana;
  • O controle do peso requer pelo menos 60 minutos diários de actividade física vigorosa/moderada.
Quais são os benefícios económicos da actividade física?
  • Reduz os custos dos sistemas de saúde;
  • Aumenta a produtividade;
  • Melhora o ambiente físico e social. 
 Fontes: http://www.efdeportes.com/efd124/educacao-fisica-escolar-aspectos-motivadores.htm 
               http://www.min-saude.pt/portal/conteudos/enciclopedia+da+saude/actividade+fisica/beneficios+actividade.htm