quinta-feira, 31 de março de 2011

Porque é que as pessoas não gostam de mim? Será que sou feio?

É normal que as pessoas tenham este tipo de dúvidas. Mais ainda,quando se encontram na adolescência, período durante o qual é frequente surgirem este tipo de questões: O que será que os outros pensam de mim? Será que me julgam feio ou bonito? Será que gostam de mim?... Todas estas questões criam algum sentimento de insegurança em relação a si próprio, que se não forem ultrapassados podem ter consequências negativas. 
Este tipo de questões estão relacionadas com aquilo que os psicólogos chamam de auto-estima e que, resumidamente, pode ser o resultado da soma da autoconfiança com o auto-respeito. Reflecte a forma como julgamos a nossa capacidade de lidar com os desafios da vida (entender e dominar os problemas) e o direito de ser feliz (respeitar e defender os próprios interesses e necessidades). Assim, a auto-estima é a chave para o sucesso ou para o fracasso. É também a chave para entendermos a nós mesmos e aos outros. 
O que temos que pensar é que, independentemente, do que os outros pensem de nós, temos de ter confiança nas nossas capacidades e conhecer os nossos defeitos, pois em primeiro lugar temos de ser nós a gostar de nós próprios, a gostar do nosso corpo, a gostar das nossas capacidades, a gostar dos nossos valores, mas também a conhecer os defeitos, as incapacidades, para que consigamos lidar com eles e, até ultrapassá-los. É o que EU penso e sinto sobre mim mesmo, não o que o OUTRO pensa e sente sobre mim. 
A pessoa mais importante do planeta para ti és tu mesmo...assim que penses desta forma, vais ficar motivado e feliz com a tua própria companhia, automaticamente vais sentir-te muito melhor contigo mesmo e, claro, em relação aos outros. Não te esqueças que ao longo da vida vão existir sempre pessoas que gostam mais ou menos de ti, e não podemos fazer nada para contrariar esse facto, temos é de aprender a lidar com isso de forma positiva, pois com certeza, já ouviste dizer que “Nem Deus, que é Deus, agradou a toda a gente!”

quinta-feira, 17 de março de 2011

Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial

Dia 21 de Março comemora-se o Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial. Podes saber mais em http://www.cicdr.pt/

segunda-feira, 14 de março de 2011

Fumo do tabaco agrava risco de morte dos fetos

As grávidas expostas ao fumo do tabaco, no trabalho ou em casa, vêem aumentado o risco de ter um nado-morto em 23 por cento dos casos e de ter uma criança com problemas congénitos em 13 por cento dos casos, revela uma investigação da Universidade de Nottingham (Inglaterra).
Para chegar a esta conclusão, os investigadores britânicos avaliaram 19 estudos prévios feitos em vários pontos do Mundo, como Europa, América do Norte e do Sul e Ásia. Todos os estudos envolveram grávidas não fumadoras mas que estavam expostas ao fumo passivo do marido ou companheiro ou dos colegas de trabalho. Revelam ainda que o risco aumenta quando a exposição diária ao fumo é superior a 10 cigarros. Os investigadores alertam para os casais pararem de fumar quando vão ter um filho.
Retirado de: http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/nacional/saude/fumo-do-tabaco-agrava-risco-de-morte-dos-fetos

Professores debatem vida sexual precoce

A associação Família e Sociedade, a convite da Plataforma Algarve pela Vida, promoveu um debate em Albufeira, anteontem, sobre o programa de educação sexual ‘Protege o teu Coração’, com os professores a manifestarem inquietações sobre a influência da internet e das redes sociais na vida dos seus alunos.
O programa de educação sexual está a ser aplicado em algumas escolas. A coordenadora Sofia Mendonça defende que os jovens devem reservar o exercício da sua sexualidade no âmbito de um projecto de vida. É contra a sexualidade precoce, referindo estudos que a associam ao insucesso escolar. E critica até que se diga aos jovens que podem iniciar a sua vida sexual cedo desde que usem contraceptivos, porque isso nãos os protege da dimensão emocional.
Retirado de: http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/nacional/saude/professores-debatem-vida-sexual-precoce

quinta-feira, 3 de março de 2011

Dúvidas dos alunos


Porque existe o PES?
Este projecto pretende promover a educação para a saúde em meio escolar, capacitando alunos e populações em geral, para gerirem o seu potencial saúde e assim viverem situações de bem-estar físico, psíquico e social.
No contexto da intervenção de Educação e Saúde Escolar, as áreas prioritárias para a promoção de estilos de vida saudáveis são:
  • Alimentação saudável e Actividade física;
  • Educação para o consumo;
  • Saúde sexual e reprodutiva, sexualidades e prevenção das IST.
  • Prevenção do consumo de substâncias psicoactivas;
  • Promoção da segurança e prevenção de acidentes;
  • Prevenção da violência escolar e do Bullying.
  • Ambiente e saúde.
O que é sexo oral?
Consiste em toda a actividade sexual onde ocorre estímulo dos genitais com a boca ou com a língua.
Uma mulher não engravida por ficar com sémen na boca durante o sexo oral. Contudo, esta prática sexual apresenta risco de transmissão de agentes infecciosos.
O que é o sexo anal?
É uma prática sexual que se caracteriza pela introdução do pénis no interior do ânus do parceiro sexual, seja ele mulher ou homem. A prática do sexo anal sem protecção pode ser uma via de transmissão de doenças, pois a mucosa anal é muito permeável a agentes externos.
O que é o sexo ocasional?
É relação sexual sem compromisso, livre de comprometimento em relação a um relacionamento. As pessoas sentem-se livres. É intimidade sexual através do prazer imediato, que não dá direitos, não determina obrigações e tão pouco envolvimento amoroso.
Como se faz um filho?
Os sistemas reprodutores masculino e feminino são complementares, cuja função é a reprodução com vista a continuidade da nossa espécie.
Para se fazer um filho as células sexuais masculina (espermatozóide) e feminina (ovócito) têm de se unir (fecundação) para formarem a primeira célula de um ser vivo (ovo ou zigoto) que dará origem ao bebé. Para que o espermatozóide se encontre com o ovócito o homem, durante a relação sexual, introduz o pénis na vagina da mulher onde deposita o esperma (fluido esbranquiçado libertado pelo pénis durante a ejaculação e que contém milhares de espermatozóides).
Como se faz sexo?
Há várias formas de fazer sexo (relações sexuais), se dentro de um contexto de amor, é visto como uma troca de carícias, afectos e proporciona prazer e bem estar ao casal. Durante este acto pode haver ou não penetração pénis/vagina, pois não é o único modo de expressão de sexualidade.
Uma relação pode ser positiva para ambos quando,
  • ele(ela) é alguém com quem vale a pena partilhar gostos e emoções;
  • amamos o nosso corpo e o dele(dela);
  • estamos à vontade, sem medo de ser surpreendidos;
  • estamos atentos tanto ao que nos dá prazer como ao que lhe dá prazer a ele (ela);
  • somos capazes de tirar prazer da relação sem a obsessão de chegar ao orgasmo;
  • utilizamos um método de prevenção seguro, tanto em relação a uma gravidez não desejada como em relação à SIDA e outras doenças sexualmente transmissíveis.
Uma relação pode ser menos satisfatória quando,
  • ele (ela) nos é indiferente;
  • temos relações sexuais mais frequentes do que desejamos;
  • é consequência, sobretudo, da pressão dos outros ou para provar que não somos diferentes deles (delas);
  • temos medo de ser surpreendidos(as);
  • só dá prazer a um nós os dois;
  • vai contra os nossos princípios;
  • não usamos qualquer protecção contra uma gravidez não desejada, SIDA ou outra IST (infecção sexualmente transmissível);
  • não conversamos antes sobre a relação. 
Porque as raparigas gostam de sexo?
Não são só as raparigas que gostam de sexo! Todos os indivíduos, quando atingem a maturidade sexual, e desde que a sua cultura lhe permita liberdade de sentimentos, se envoltos numa relação positiva, retiram prazer de uma relação, quer envolva sexo ou não.