quarta-feira, 19 de maio de 2010

TABACO


O tabaco vem da planta Nicotiana Tabacum e é uma substância estimulante. Pode ser encontrado em forma de charuto, cigarro (com ou sem filtro), cachimbo, rapé e tabaco de mascar. O tabaco é principalmente fumado, mas pode também ser inalado ou mastigado. Tem uma acção estimulante.
A combustão do tabaco produz inúmeras substâncias como gases e vapores, que passam para os pulmões através do fumo, sendo algumas absorvidas pela corrente sanguínea. Estas substâncias são:
Nicotina: A nicotina é o alcalóide da planta do tabaco. Quando chega ao Sistema Nervoso Central, actua como um agonista do receptor nicotínico da acetilcolina. Possui propriedades de reforço positivo e viciantes devido à activação da via dopaminérgica mesolímbica. Aumenta também as concentrações da adrenalina, noradrenalina, vasopresina, beta endorfinas, ACTH e cortisol, que parecem influir nos seus efeitos estimulantes.
Substâncias irritantes (como a acroleína, os fenóis, o peróxido de nitrogénio, o ácido cianídrico, o amoníaco, etc): provocam a contracção bronquial, a estimulação das glândulas secretoras da mucosa e da tosse e a alteração dos mecanismos de defesa do pulmão.
Alcatrão e outros agentes cancerígenos (como o alfabenzopireno): contribuem para as neoplasias associadas ao tabaco.
Monóxido de carbono: provocam a diminuição da capacidade de transporte de oxigénio por parte dos glóbulos vermelhos.
Origem
A planta Nicotina tabacum deve o seu nome ao médico Jean Nicot que popularizou o seu uso na Europa. Esta planta, juntamente com cerca de mais de cinquenta outras espécies, faz parte do grupo nicotínico.
É originária da América onde era usada, antes da descoberta deste continente, pelos seus efeitos alucinogéneos. É difundida na Europa, após a viagem de Colombo, em parte devido à crença no seu valor terapêutico. A procura do tabaco fez com que a coroa espanhola se apropriasse do monopólio do seu comércio. Mais tarde, os franceses e ingleses juntam-se aos espanhóis, contribuindo para a expansão desta substância, o que origina fortes repressões por muitas autoridades. A título de exemplo, refira-se que Fedorovich dava ordens de tortura a qualquer consumidor até que este confessasse quem tinha sido o seu fornecedor, para depois mandar cortar o nariz a ambos. Também o sultão Murad IV castigava com decapitação, desmembramento ou mutilação quem encontrasse a fumar.
A partir do século XVIII, o levantamento das proibições permite um crescimento gradual do consumo de tabaco. Este consumo era principalmente feito por aspiração nasal, apresentando-se o produto em forma de pó fino ou resíduos (neste último caso, era-lhe atribuído o nome de rapé). O tabaco era também enrolado ou recheado de triturado. Crê-se que o cigarro surgiu das navegações transatlânticas, durante as quais eram apanhados os restos de tabaco, que estavam a ser transportados para a Europa, e enrolados em papel (dado que as folhas inteiras da planta pertenciam à coroa). Começando por ser um consumo de marinheiros, pensa-se que em 1800 já se tinha alargado a outros estratos sociais na Península Ibérica e no Meditarrâneo. Para a sua expansão pelo resto da Europa, em muito contribuíram as guerras napoleónicas.
Na segunda metade do século XIX, o monopólio da fabricação dos cigarros passa a ser dos anglo-saxões. A partir desta altura, o tabagismo passa a afectar quase metade da população mundial.

Questionário - Adolescência


Quando chegam as transformações da adolescência, os hábitos de higiene devem manter-se ou aumentar de frequência. Nesta fase, a transpiração torna-se mais abundante e o odor corporal mais intenso.

Preenche o questionário


Tens aqui um pequeno questionário que te permitirá saber se os teus hábitos de higiene são adequados ou se precisam de ser melhorados. Trata o tema com sinceridade.

1. Quantas vezes por semana tomas duche?
Todos os dias
Entre 3 a 5 vezes por semana
2 ou menos vezes por semana

2. Quantas vezes por semana lavas o cabelo?
Todos os dias
Entre 3 a 5 vezes por semana
2 ou menos vezes por semana

3. Com que frequência lavas os pés?
Muitas vezes
Às vezes
Nunca

4. Com que frequência lavas o pénis ou a vulva?
Muitas vezes
Às vezes
Nunca

5. Quantas vezes por dia lavas os dentes?
3 vezes
1 ou 2 vezes (de manhã e/ou à noite)
Nunca

6. Lavas as mãos antes das refeições?
Sempre
Às vezes
Nunca

7. Lavas as mãos depois de ires à casa de banho?
Sempre
Às vezes
Nunca

8. Quantas vezes por semana mudas de roupa interior?
Todos os dias
Entre 3 a 5 vezes por semana
2 ou menos vezes por semana

9. Quando fazes ginástica ou praticas desporto, tomas duche na escola e mudas de roupa?
Sempre
Às vezes
Nunca

10. Se és rapariga, quando estás com o período
Tomas duche com maior frequência
Tomas duche com a mesma frequência
Tomas duche com menor frequência


Idade ___ [] Rapaz [] Rapariga


Avaliação da higiene individual

As respostas "a)" valem 3 pontos, as "b" 2 pontos e as "c" 1 ponto. Soma as pontuações obtidas e, se alcançares os 20 pontos, os teus hábitos higiénicos são bons, embora os possas melhorar. Se somares entre 20 e 30 pontos, os teus hábitos são muito bons. O máximo são 30 pontos. Mas, se estás entre os 10 e os 20 pontos, isso é muito mau. A tua higiene deve melhorar urgentemente.

O duche é o melhor processo para conservar a pele limpa e os músculos vigorosos. O duche elimina a sujidade e estimula a circulação se o finalizarmos com um pouco de água fria. O duche permite eliminar os odores corporais desagradáveis que resultam da decomposição bacteriana do suor. A transpiração é mais abundante em determinadas partes do corpo, como nas virilhas, nos pés e nas axilas. A frequência do duche, ou do banho, depende da actividade física, da época do ano e dos meios de que se disponha. Sempre que não haja nada em contrário, aconselhamos uma vez por dia.

O uso excessivo de sabonetes e de produtos de banho pode tornar-se nocivo para a saúde. Com efeito, pode destruir a camada protectora da pele que fica mais vulnerável às infecções parasitárias ou às micoses. Os sabonetes devem ser neutros, uma vez que os alcalinos destroem a protecção gordurosa da pele. Lembra-te que não precisas de ensaboar todo o corpo no teu duche diário. É recomendável que te enxagúes bem para tirar o sabonete e, por fim, que te seques bem.

A cara deve ser lavada, diariamente, com água fria. Se utilizares sabonete deve ser de boa qualidade e sempre neutro. Por vezes, durante a adolescência, aparece a acne. A acne é uma doença da pele que tem origem nas glândulas produtoras de gordura, ou de sebo, as chamadas glândulas sebáceas. As alterações hormonais que ocorrem na puberdade, causam mudanças na actividade normal das glândulas sebáceas. Estas passam a acumular sebo que origina a obstrução dos poros e o aparecimento de pequenas pápulas, as espinhas. Não se sabe ao certo o motivo porque alguns rapazes e raparigas têm acne, enquanto outros não.

No entanto, se tiveres acne, deves seguir algumas recomendações, tais como:
  • não utilizar produtos cosméticos oleosos ou gordurosos;
  • não espremer as borbulhas, a fim de não causar inflamações;
  • preferir uma dieta rica em frutos e legumes frescos;
  • a acne pode desaparecer por si, mas, no caso de persistir ou de alastrar, deves consultar um médico especialista.
  • As mãos devem ser mantidas especialmente limpas. Se tal não acontecer, são importantes meios para a transmissão de doenças. Deves lavá-las pelo menos, quando fores à casa de banho, antes das refeições ou de manipulares alimentos, depois de tocar em produtos químicos (laboratórios, pinturas, etc) e, em geral, sempre que tiveres as mãos sujas. Também deves cuidar das unhas, dado que no seu interior pode acumular-se muita sujidade. Para as limpar, utiliza uma escova própria. Mantém-nas curtas e com forma arredondada.

Os cabelos devem ser lavados, pelo menos 2 ou 3 vezes por semana. Mas, também podem ser lavados com mais frequência, desde que utilizes sempre produtos neutros ou pouco agressivos. Devem ser muito bem enxaguados e secos com uma toalha ou ao Sol. Evita o secador, sempre que puderes.

Os órgãos genitais, como se encontram na proximidade dos orifícios por onde são eliminadas a urina e as fezes, necessitam de cuidados especiais. Tanto a vulva, como o pénis, têm pregas de pele que deves manter limpas. É o caso do prepúcio, nos rapazes, e dos lábios maiores, nas raparigas. A higiene dos órgãos genitais deve ser realizada todos os dias e com a frequência necessária. Deves utilizar água fria e um sabonete que não agrida a pele. Estas zonas têm uma comunidade de bactérias que nos protege das infecções que não devemos destruir. Depois de defecares, seria aconselhável lavares-te com água, embora isso nem sempre seja possível. Quando lavares ou limpares o ânus, após defecares, a direcção dos movimentos deve ser sempre da frente para trás. Nas raparigas, este hábito é particularmente recomendável, para evitar que a sujidade possa causar infecções na sua delicada zona genital. É importante que, depois de lavar as zonas genitais, estas sejam completamente secas com uma toalha individual.

Durante o período menstrual, deves ter muito cuidado com a higiene pessoal. Quando os restos de sangue da mucosa uterina entram em contacto com o ar, produzem um odor que pode ser desagradável aos outros. É possível que nem dês por isso, uma vez que te acostumas facilmente aos teus odores.

O Consumo de Drogas


O que é a droga?
De um modo geral, podemos considerar que droga é tudo aquilo que fumado, engolido, inalado ou injectado produz alterações psíquicas, sentidas como agradáveis e que, quando consumida, se for tomada repetidas vezes pode gerar dependência.
 
Como se classificam?
As drogas podem classificar-se de diferentes formas, segundo os seus efeitos sobre o sistema nervoso central, segundo a sua composição química, segundo a sua acção farmacológica, entre outras. No entanto, a classificação mais adequada é a que se prende com o significado que cada substância tem na nossa cultura.
 
Deste modo, podemos distinguir dois grupos:
DROGAS LEGAIS – São aquelas que consumimos de forma natural, pois são aceites pela nossa sociedade e fazem parte dos nossos costumes, como é o caso do álcool, do tabaco, do café e dos fármacos.

DROGAS ILEGAIS – O consumo deste tipo de substâncias é proibido por lei, é rejeitado pela nossa sociedade e não faz parte dos nossos costumes e tradições. Ex's: cannabis, heroína, cocaína e ecstasy.

De todas estas substâncias consideramos importante alertar sobre os perigos do consumo de Álcool, uma vez que é a mais grave das toxicodependências em Portugal, pois atinge no nosso país o consumo mais elevado.

O Álcool é uma droga!
O álcool não é um estimulante do Sistema Nervoso Central, é um Depressor. No início este produz uma sensação de euforia e desinibição, posteriormente provoca sonolência, tristeza e depressão.
É uma droga legal, aceite socialmente, que está profundamente introduzida na nossa cultura. O seu carácter social é uma das causas do seu grande abuso, sendo a droga que provoca o maior número de dependentes e é responsável por inúmeros casos de doença (especialmente no aparelho digestivo - fígado - e no aparelho circulatório, causando também transtornos graves a nível psicológico), invalidez, acidente e até morte.

O consumo de álcool de forma intensa ou habitual assim como a sua ingestão em quantidades excessivas durante os fins-de-semana, ainda que o seu consumo não seja diário, é um comportamento de abuso.
Nestas situações, o consumo de álcool pode gerar dependência.

O indivíduo ao ficar dependente do álcool, e quando privado do seu consumo, aparece a síndroma de abstinência que se caracteriza por tremores nas mãos e na língua, ansiedade, insónia, irritabilidade, náuseas, etc.

A forma mais grave da síndroma referida chama-se "delirium tremens" caracteriza-se por um estado de confusão, desorientação, medo, alucinações, tremores, febre, sudação intensa, entre outros.
 
Informação retirada de: "O consumo de drogas" – Gabinete de Apoio à Função Parental – Câmara Municipal de Odemira

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Bullying não é brincadeira


Andreia Pereira

Na algazarra dos recreios da escola, há crianças que sofrem em silêncio pelos maus-tratos perpetrados pelos colegas. As vítimas de bullying - um fenómeno que tem ganho algum protagonismo em Portugal - raramente oferecem resistência. E, perante os abusos infligidos, apenas respondem calados, com medo de retaliação.

 

Agridem os colegas da escola, humilham-nos em público e exercem chantagem psicológica e emocional. Será que se trata de brincadeiras de crianças e próprias da idade? Para a pedopsiquiatra Ana Vasconcelos, estes comportamentos apontam para algo que está errado. "O humano é um ser gregário, por isso, há que avaliar as situações em que a relação com o outro se encontra marcada por um carácter agressivo."
Introduzido nos países escandinavos, no início da década de 80, o termo inglês "bullying" tem sido alvo de estudo nos últimos anos. O conceito define "comportamentos de natureza agressiva, entre pares, com a intenção de provocar dano", diz Sónia Seixas, doutorada em Psicologia e autora de uma tese sobre bullying em contexto escolar.
A psicóloga indica, porém, que, embora este fenómeno tenha ganho eco nos últimos anos, o comportamento em si não é novo. "Há, agora, um olhar mais atento e direccionado para estas práticas", explica. Ana Vasconcelos defende, ainda, que "sempre houve brigas entre miúdos". Mas, no caso do bullying, a violência não é pontual. "Estes comportamentos repetem-se no tempo", adianta a pedopsiquiatra.
E o que está na base desta violência gratuita? "Há alturas em que a criança, para se sentir segura, precisa de mostrar aos outros que é mais forte", afiança Ana Vasconcelos. E completa: "O bullying pode ser encarado como uma forma de exorcizar os medos." Para garantir a conquista pelo poder, "os agressores vão detectando as suas vítimas nos recreios da escola". O bullying baseia-se, por isso, numa luta desigual: há uma vítima e um agressor (também conhecido por bully). Segundo a pedopsiquiatra, as vítimas são, normalmente, "miúdos emocionalmente retraídos e com menos capacidades para encontrarem soluções ou fazerem queixa".

 


 
A psicóloga Sónia Seixas diz que nestes comportamentos "está implícita uma desigualdade de estatuto e de poder entre os alunos envolvidos". E, no contexto escolar, todos os motivos são válidos para colocar a vítima numa situação de inferioridade. "O agressor exerce a sua supremacia através da força física, pelo facto de ser mais velho, de ter mais popularidade na escola e de ter um grupo de pares mais alargado. Contrariamente à vítima, que, regra geral, é um aluno mais negligenciado, mais rejeitado e com menos amigos que o defendam."
Silêncio dos "inocentes"

O que diferencia um comportamento de bullying de outros comportamentos? Pode-se extrapolar um episódio de violência esporádica e apelidá-lo de bullying? Os critérios de "intencionalidade e agressividade sistemática" são aqueles que, na opinião de Sónia Seixas, "ajudam a distinguir o bullying de outros actos ofensivos".
Fonte bibliográfica: http://medicosdeportugal.saude.sapo.pt/action/2/cnt_id/2231/

ACTIVIDADE FÍSICA
ACTIVIDADE FÍSICA é definida como: "qualquer movimento corporal, produzido pelos músculos esqueléticos, que resulte em gasto energético maior que os níveis de repouso".
Podemos acrescentar que é também qualquer esforço muscular pré-determinado, destinado a executar uma tarefa, seja ela um "piscar dos olhos", um deslocamento dos pés e até um movimento complexo de finta em alguma competição desportiva.
Os benefícios da actividade física e do exercício físico para a saúde, em adultos, estão muito bem documentados. Dados descritivos e prospectivos disponíveis mostram uma relação positiva entre actividade física e condição física e o decréscimo no risco de diversas doenças crónicas como as Doenças Cardiovasculares, a Hipertensão Arterial, a Obesidade, Diabetes tipo 2, Osteoporose, alguns tipos de Cancro e algumas desordens emocionais  (Sardinha e Teixeira 1995).
No entanto, para se obterem os efeitos benéficos é necessário que a actividade física seja praticada de forma regular. A actividade física faz parte integrante de um estilo de vida saudável. É, pois, fundamental que as crianças e os adolescentes aprendam a apreciar a prática de desporto e a actividade física na escola e durante os tempos de lazer. A aprendizagem de estilos de vida saudáveis deve também iniciar-se desde tenra idade.

 
BENEFÍCIOS DA ACTIVIDADE FÍSICA
Nível Cardiovascular
 
  • Reduz o risco de desenvolver problemas cardiovasculares;
  • Ajuda a reduzir a hipertensão;
  • Reduz o risco de desenvolver diabetes e melhora a sensibilidade à insulina;
  • Ajuda no controlo do peso corporal.
  • Reduz o risco de morte prematura
 
Nível da Capacidade Aeróbia
 O


  • Aumento do volume e peso do coração, bem como da espessura da parede e cavidade do ventrículo esquerdo, aumentando a sua capacidade de contracção;

  • Aumento do débito cardíaco (maior capacidade de contracção, logo, mais sangue bombeado a cada batimento);

  • Diminuição da frequência cardíaca, quer em repouso, quer em esforço - bombeia mais sangue em cada batimento cardíaco, não sendo necessários tantos batimentos cardíacos, assim, o coração economiza esforço e bate menos vezes, obtendo o mesmo rendimento;

  • Recuperação mais rápida após o esforço;

  • Aumento do consumo máximo de oxigénio (VO²máx)

  • Diminuição da frequência respiratória - diminuindo-se a necessidade de oxigénio, por melhor aproveitamento deste, o corpo reduz o número de inspirações e expirações por minuto.
 
Nível da Condição Muscular, Óssea e Articular

  • Promove a manutenção ou aumento de massa muscular;

  • Aumenta o metabolismo em repouso após a actividade;

  • Aumenta a resistência de tendões e ligamentos;

  • Promove o aumento da mobilidade articular;

  • Previne a osteoporose, através do stress mecânico;

  • Melhoria dos níveis de força;

  • Reduz o risco de lombalgia.
Nível do Desenvolvimento Psico-Motor


  • Aumento da coordenação e agilidade;

  • Melhoria do equilíbrio e orientação espacial;

  • Melhoria da memória motora;

  • Melhoria da capacidade para desenvolver as tarefas diárias.

    Nível da Composição Sanguínea
  • Redução do colesterol total;
  • Redução do LDL;
  • Aumento do HDL;
  • Redução dos triglicéridos.

Nível Psicológico


  • Promove a auto-estima e a auto-confiança;

  • Reduz a ansiedade, o stress e a depressão;

  • Regulação e prevenção de estados depressivos;

  • Melhoria da concentração e memória nos trabalhos mentais diários;

  • Sensação de bem-estar e conforto gerais;

  • Ajuda a controlar os comportamentos de risco, como por exemplo o uso de tabaco, álcool, substâncias ilícitas.
Não esquecer: Os benefícios para a saúde geralmente são obtidos através de, pelo menos, 30 minutos de actividade física moderada, todos os dias. Este nível de actividade pode ser atingido diariamente através de actividades físicas agradáveis e de movimentos do corpo no dia-a-dia, tais como caminhar para o local de trabalho, subir escadas, jardinagem, dançar e muitos outros desportos recreativos.


 
Pirâmide de Actividade Física
Também o exercício que faz, tem influência directa na sua saúde e bem-estar. Veja como deverá dividir a sua actividade física semanal, de forma a retirar da mesma o maior número de benefícios.


EDUCAÇÃO SEXUAL


Sexualidade
 
          A OMS - Organização Mundial de Saúde - definiu sexualidade como uma energia que encontra a sua expressão física, psicológica e social no desejo de contacto, ternura e às vezes amor.
            O desenvolvimento da sexualidade acontece durante toda a vida do indivíduo e depende da pessoa, das suas características genéticas, das interacções ambientais, condições socioculturais e outras, conhecendo diferentes etapas fisiológicas: infância, adolescência, idade adulta e senilidade.
            Na adolescência aparecem os caracteres sexuais secundários e tornam-se mais evidentes os comportamentos sexuais, tanto a nível biológico como a nível sócio-afectivo.



Caracteres sexuais secundários masculinos
  • Mudança na voz.
  • Desenvolvimento corporal por aumento da massa muscular.
  • Aumento do tamanho do pénis e dos testículos.
  • Poluções nocturnas.
  • Aparecimento do acne.
  • Aparecimento de pêlos nos órgãos genitais, axilas, etc.
  • Maior secreção da hormona testosterona


 



Caracteres sexuais secundários femininos
  • Alargamento das ancas. Maior acumulação de gordura no tecido adiposo.
  • Desenvolvimento dos seios e das ancas.
  • Menstruação mensal.
  • Aparecimento do acne.
  • Aparecimento de pêlos nos órgãos genitais, axilas, etc.
  • Maior produção da hormona estrogénio e progesterona.

              As alterações corporais são vivenciadas de forma diferente, de jovem para jovem. Podem aparecer sentimentos de vergonha, timidez, pudor e até ansiedade, nomeadamente em casa, junto dos pais e dos irmãos, e na escola, junto dos colegas e das colegas.
            Por outro lado as hormonas que são responsáveis por estas modificações, produzem um acentuado aumento do desejo sexual e das sensações eróticas. É a partir desta fase que se vai desenvolver a resposta sexual adulta.
            As relações entre os dois sexos também vão sofrer alterações importantes. É frequente professores e pais relatarem situações de afastamento e mesmo hostilidade entre rapazes e raparigas na escola, em casa ou em grupos de amigos.
            Outra manifestação é a constituição de grupos e de espaços ferozmente mono-sexuais (proibição absoluta dos rapazes entrarem nos grupos das raparigas e vice-versa). É como se houvesse um período em que se torna interiormente muito importante mostrar claramente, a si mesmo e aos outros, que se pertence a um sexo bem definido, com características muito específicas e opostas ao outro sexo. 
              
 
            Existe um misto de hostilidade e de jogo de provocação e sedução. Há um não querer e querer, um não precisar e precisar, um não gostar e gostar.
            Outro comportamento importante em alguns dos rapazes e raparigas pré-adolescentes é a masturbação que funciona como uma descoberta do corpo e de novas sensações. Pode ser vivida com um misto de prazer e de curiosidade, mas também com muitas dúvidas ou culpabilidades, dados os comentários negativos ou o silêncio dos adultos sobre este assunto.
            Esporadicamente, alguns adolescentes podem envolver-se em relações sexuais. Este não é, no entanto, um comportamento muito frequente nesta fase de desenvolvimento.
            No entanto, estes comportamentos não são generalizados, o que quer dizer que as fantasias ou preocupações ligadas à sexualidade não sejam uma característica comum.
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  Fonte bibliográfica: http://www.esec-tondela.rcts.pt/sexualidade/sexualidade.htm